Clique nas imagens para ampliar
A manutenção de transformadores consiste em proporcionar condições seguras e confiáveis de operação desses equipamentos elétricos, através de técnicas e procedimentos diretos e indiretos. As técnicas e procedimentos relacionados com a manutenção podem ser classificados em “manutenção preventiva” e “manutenção corretiva”.
A MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES - PREVENTIVA OU CORRETIVA
A manutenção de transformadores preventiva tem como objetivo garantir a conservação dos equipamentos elétricos para que continuem operando em situação segura e confiável. Depois de detectar a necessidade do aumento da periodicidade de realização dos ensaios físico-químicos e cromatográficos no óleo isolante - geralmente devido a aproximação dos resultados ao limite aceitável - a manutenção passa de “preventiva” para “preditiva”. Quando é identificado o desvio da idealidade dos resultados, parâmetros dos fluidos e materiais isolantes, é necessária a realização da manutenção corretiva programada ou manutenção corretiva de emergência ou de urgência.
A manutenção corretiva programada é realizada com o fim de se retomar a operação dos equipamentos elétricos em condições normais. A realização desse tipo de manutenção de transformadores geralmente respeita uma programação pré-determinada. A manutenção corretiva de urgência implica no uso dos procedimentos cabíveis para resolução o mais rápido possível do problema de operação do equipamento, fazendo-o retornar às suas condições normais de funcionamento. Já a manutenção corretiva de emergência exige o uso dos procedimentos apropriados para resolução imediata do problema de operação do equipamento, fazendo-o retornar às suas condições normais de funcionamento.
ENSAIOS REALIZADOS PARA GARANTIR A MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES
Dentre os ensaios realizados podem ser realçados os ensaios de teor de água (ABNT NBR 10710), densidade (ABNT NBR 7148), cor (ABNT NBR 14483), rigidez dielétrica (ABNT NBR 6869), tensão interfacial (ABNT NBR 6234), fator de potência (ABNT NBR 12133) e índice de neutralização (ABNT NBR 14248). Outros ensaios como os ensaios de ponto de combustão (ABNT NBR 11341), ponto de fulgor (ABNT NBR 11341), teor de DBPC (ABNT NBR 12134), enxofre corrosivo (ABNT NBR 10505), teor de DBDS (ABNT NBR 16412), ponto de fluidez (ABNT NBR 11349) e grau de polimerização (ABNT NBR 8148), teor de PCB (ABNT NBR 13882) e cromatografia de gases dissolvidos (ABNT NBR 7070 e ABNT NBR 7274) podem ser realizados a fim de tornar ainda mais completo o diagnóstico de avaliação dos equipamentos elétricos.
REFERÊNCIA EM DIAGNÓSTICOS PARA MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES
A MGM Diagnósticos Ltda fornece diagnósticos das condições de equipamentos elétricos e indica a mais adequada manutenção de transformadores em todo o Brasil. É especializada em serviço de análise do óleo e materiais isolantes utilizados nestes equipamentos. Sua carteira de clientes é formada por concessionárias de energia elétrica, empresas de engenharia e manutenção, fábricas, usinas hidrelétricas, entre outras empresas que prezam pelos acompanhamentos da qualidade de operação de seus transformadores e outros equipamentos elétricos.
Para saber mais sobre Manutenção de transformadores
Ligue para 19 3243-4814 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!